Eu fiz o Programa Setor Segmento TIC

By | 26 de junho de 2018

SEBRAE-SP – Programa Setor Segmento TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)

25 de Junho de 2018 – Hoje se encerra mais uma atividade do plano de desenvolvimento da minha empresa para 2018. É também um resumo do meu primeiro semestre de 2018.

Terminei o SEBRAE-SP – Programa Setor Segmento TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), um programa voltado para pequenas e médias empresas do setor de tecnologia. Este programa é um treinamento focado em assuntos específicos por segmentos de negócios. Nesses 4 meses de cursos, muitas coisas aconteceram e aprendi muitas lições.

A primeira delas é aquela frase: “Estamos na hora certa no lugar certo”. Ela caiu bem para a situação.

Estava no penúltimo dia do seminário Empretec e fiquei sabendo do programa. Falei com o coordenador do programa para saber mais detalhes, tinha uma porém, minha empresa era MEI e não sabia se poderia participar. Mesmo assim fui me informar e por sorte o meu CNAE registrado era um dos exigidos para participar do grupo. O esforço do coordenador em passar as informações e verificar se era elegível foi muito bom. O valor do programa era viável para pequenos empresários e tinha um ótimo custo benefício. Resolvi imediatamente entrar no programa. Hoje, tenho certeza que o resultado foi muito bom.

No inicio eu me achei um peixe fora d’água, pois estava em uma turma com 21 empresários com pelo menos 10 anos de empresa. Eu era o único que tinha MEI e uma proposta de Startup no grupo. Por outro, lado foi a melhor oportunidade que tive para aprender e compartilhar o meu projeto. Temos sempre que aprender independente da nossa posição na empresa.

O conteúdo foi bem elaborado. Tivemos muitas informações, desde treinamentos sobre Marketing, Vendas, RH e até Finanças. Ao longo programa, tivemos consultorias e muitas informações de apoio. Conseguimos aprender tópicos fundamentais para quem está começando um empreendimento ou visando crescer no mercado. Tivemos até apresentação de 10 minutos da empresa com feedback e tudo!

Ao longo do programa montei meu plano de negócios e consegui validar meus primeiros protótipos. Tive inúmeros feedbacks ao longo do programa que me fizeram focar ou mudar alguma estratégia. Comecei a fazer minhas primeiras vendas.

Participei da Feira do Empreendedor e me arrisquei no encontro com os tubarões e fiz depoimentos na semana do MEI. Enfim, consegui fazer muito Networking e tive a oportunidade de me expor em diversas situações.

Concluindo, este programa foi um investimento que valeu a pena. É bom saber que existem instituições que apoiam os pequenos empresários. No final das contas, tive a sorte de ser uma empresa nascendo no meio de tantas empresas e empresários experientes.

Consegui conciliar o meu tempo, dedicando ao trabalho, projetos e família da melhor forma possível.

Deu tudo certo! E valeu a pena!

Gostaria de agradecer aos participantes do programa, ao Sebrae com seus consultores e principalmente ao coordenador Consultor Jairo Lobo pela dedicação e comprometimento nesse Programa.

E no segundo semestre tem mais !!!!

LYM – Junho 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *