Corte a laser – Como produzir um brinquedo com MDF ou acrílico

By | 30 de junho de 2019

Olá Pessoal !

Neste artigo apresento o passo a passo para construção de um brinquedo ou um objeto de decoração. Com  MDF ou acrílico podemos fazer muitas coisas simples usando poucos recursos. Muito depende do seu esforço, imaginação  e dedicação.

1) Planejamento

Pense no seu objeto e faça um rascunho em papel de como ficaria o seu produto. Gaste um bom tempo nesta etapa, pois quanto mais detalhes você pensar mais fácil ficará nos passos seguintes. Pense nos detalhes cada peça, nos encaixes e na disposição das partes.

Você terá  seu primeiro esboço !!!

2) Desenho 2D

Desenhe todas as peças que formam o objeto em um software de desenho vetorial. Podemos usar o inkscape (free) ou illustrator (pago) para criar o desenho do projeto. No final do processo, o arquivo deve ser exportado para o tipo DXF que é compatível com maquinas de corte a laser que será  usado no próximo passo.

Você terá um arquivo pronto para corte.

3) Execução do corte

Para cortar as peças em MDF precisamos de uma máquina de corte a laser ou CNC router. Como são equipamentos caros e grandes, podemos usar o serviço corte locando a máquina por hora em hackerspaces (o custo de 1h fica por volta de R$ 50) ou usar um fablab da prefeitura para o seu projeto. Com o arquivo DXF utilizamos um sofware de corte que envia o comando para o corte na máquina. Precisamos levar o material para ser cortado. Chapas de MDf de 60 cm por 50 cm podem ser encontrados em lojas de artesanato. A vantagem do mdf é o baixo custo. Após os testes, configurações e ajustes é possível iniciar o corte na máquina. Verifique todas configurações da máquina com a ajuda do profissional responsável pelo equipamento. Lembre-se de colocar o material, manusear corretamente a máquina e utilizar com todo cuidado.
O tempo de corte pode variar de acordo com a complexidade do desenho.
Ao final do corte aguarde um tempo para retirar as peças.

Você terá várias  pecas cortadas !!!

4 – Montagem

Após a retirada das peças identifique cada uma delas e comece a montagem tomando o cuidado para não quebrar as peças mais delicadas. Finalize e verifique se tudo está correto.

Veja se ficou como imaginou!

5 – Uso

Monte, teste e divirta se com sua criação. Caso encontre algum ajuste, volte pra o passo 1 e repita todo o processo. Só encontramos defeitos e fazemos as melhorias executando o trabalho. Este ciclo pode ser feito quantas vezes você quiser até ter seu produto pronto.

Você terá  seu produto personalizado !!!

Espero que tenham gostado. Quem quiser conhecer, aprender ou adquirir meu produto  ficarei feliz com seu contato.

Abraços !!!
Leo Y. M – Julho 2019